Início » Carnaval por cidades » Blocos de rua Carnaval 2021 RJ – Conheça os Principais, Como Participar, Programação

Blocos de rua Carnaval 2021 RJ – Conheça os Principais, Como Participar, Programação

Foi-se o tempo que festas de carnaval eram restritas ao sambódromo e locais fechados. Hoje, os blocos tomaram as ruas e cada ano surgem opções para todo mundo cair na folia.

Mora ou estará no Rio de Janeiro durante o carnaval 2021 e quer aproveitar a festa pelas ruas da cidade? Então, confira, aqui, uma lista com os principais blocos de rua do carnaval carioca e escolha os seus preferidos!

Bloco das Poderosas

A responsável pelo Bloco das Poderosas é a principal cantora do país no momento, Anitta. Criado em 2016, o bloco se fixou como um dos que mais levam pessoas às ruas e cresce cada vez mais.

Anitta canta seus próprios sucessos, além de outras músicas típicas do carnaval. Além disso, o bloco também conta com participações especiais de outros artistas amigos da cantora.

Bloco da Preta

O Bloco da Preta é organizado por Preta Gil, que além de cantar sozinha também convida outros artistas especiais. Em edições anteriores, Nego do Borel e Ludmilla participaram do bloco.

Este é um dos blocos de rua cariocas com mais público e a prova disso é que já chegou a levar cerca de 300 mil pessoas para a rua. A estimativa é que esse número cresça em edições futuras.

Cordão da Bola Preta

O Cordão da Bola Preta é um dos blocos de rua mais tradicionais do Brasil. Todo ano pelo menos um milhão de pessoas acompanham o bloco, que já tem mais de 100 anos.

Curiosamente, o Cordão da Bola Preta se intitula o maior bloco de rua do mundo, o que foi suficiente para criar rivalidade com outros grandes nomes, como o bloco Galo da Madrugada, que acontece em Pernambuco.

Bangalafumenga

O bloco Bangalafumenga é perfeito para quem tem gosto musical eclético: toca marchinhas, pagode, samba e funk. É um dos mais frequentados da zona sul e é garantia de muita diversão.

Banda de Ipanema

O bloco Banda de Ipanema é um dos mais concorridos do Rio de Janeiro e sempre atrai quem gosta de músicas tradicionais de carnaval, desde sambas até as famosas marchinhas. Costuma passar pela praia de Ipanema e arrasta consigo quem está por lá curtindo o mar.

Sargento Pimenta

Imagine unir dois mundos distintos: Beatles e ritmos tipicamente brasileiros. É justamente isso que o bloco Sargento Pimenta faz, resultando numa mistura extremamente original que atrai milhares de pessoas para as ruas.

Durante a apresentação, a música I Wanna Hold Your Hand é tocada em ritmo de samba, All My Loving aparece em ritmo de marchinha e A Hard Day’s Night vira funk.

O bloco Sargento Pimenta foi criado por um grupo de amigos e hoje se consolidou como um dos maiores e mais representativos do carnaval de rua do Rio de Janeiro.

Simpatia é Quase Amor

Este é um bloco de rua que nasceu em 1985 como um protesto a favor das campanhas para as Diretas Já. Desde então, tornou-se um dos blocos mais conhecidos do estado carioca e se destaca por ter cunho social, promovendo a tolerância e democracia.

Orquestra Voadora

O Orquestra Voadora é para quem quer curtir um bloco voltado a inspirações artísticas, sem focar demais em músicas, como faz a maioria. O bloco realiza apresentações artísticas durante sua passagem e sempre chama a atenção pela originalidade de tudo o que faz.

Carmelitas

O Carmelitas iniciou suas atividades em 1990, em homenagem à socialite Laurinda Santos Lobo, que realizava, em sua casa no bairro de Santa Teresa, festanças carnavalescas.

Hoje, o bloco de rua é o mais famoso de Santa Teresa, tanto que abre e fecha os desfiles do bairro, fazendo duas saídas, uma na sexta-feira e outra na terça-feira de carnaval.

Datas, horas e locais de apresentação

As informações sobre datas, horas e locais de apresentação dos blocos de rua Rio de Janeiro Carnaval 2021 ainda não foram divulgadas, isto deve ocorrer somente entre os meses de novembro e dezembro de 2020. Alguns blocos, inclusive, têm tais informações divulgadas quase perto do carnaval.

A questão do Coronavírus é algo que pode atrapalhar os blocos. Um comunicado ainda será lançado para confirmar a realização da festa (com data e locais).

No entanto, existe uma forma de saber exatamente quando os blocos de rua desfilam, é só acompanhar o site oficial dedicado ao tema, disponível em https://www.blocosderua.com/rio-de-janeiro/.

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente