Blocos de rua Carnaval 2021 SP – Conheça os Principais, Como Participar, Programação

Já está pensando em curtir os Blocos de rua no Carnaval em São Paulo? Se você gosta de se antecipar e organizar tudo, ok. Então, provavelmente já sabe que a terça-feira de carnaval 2021 cairá no dia 16 de fevereiro!

A folia começa sempre na sexta-feira anterior e termina na Quarta-feira de Cinzas. Entretanto, pode ocorrer mudanças conforme solicitação da cidade, está bem?

Veja quais são as novidades existentes para os Blocos de rua Carnaval 2021 SP!

Programação Carnaval 2021

A programação do Carnaval 2021 em São Paulo com seus blocos de rua promete!

É claro que não há uma programação oficial ainda, afinal o foco agora é no ano de 2020, entretanto você pode ter uma ideia da grandiosidade do momento só em pensar que em 2020 foram cadastrados 865 blocos de rua para 960 desfiles em todas as regiões da cidade, alcançando as 32 subprefeituras de São Paulo.

As datas dos blocos de rua Carnaval 2021 SP não foram divulgadas, mas acredita-se que irá abranger um período de 15 dias!

Você pode conferir toda a programação, editais, guias e notícias no site oficial do Carnaval de Rua SP aqui!

De 2020, o período de inscrições para os blocos de rua se encerraram em 30 de setembro de 2019. Por isso, caso você queira fazer sua inscrição para os desfiles de 2021, você deve se atentar às datas, ok?

Os blocos de rua do Carnaval da cidade de São Paulo também será composto de músicas tradicionais e resgates de carnaval, como as marchinhas, carimbó, rancho, toadas, samba reggae, forró e afro percussão, além da diversidade musical característica de São Paulo, com blocos de estilos musicais como o sertanejo, hip hop, rock, soul music, eletrônica, entre outros.

Principais Blocos de Carnaval de São Paulo

A cidade de São Paulo possui alguns dos maiores blocos de rua do país. Vamos listar, abaixo, os 5 maiores blocos para você sentir o poder do carnaval na maior cidade do país. Após assistir todos os vídeos, faça a sua escolha e participe do maior carnaval de rua do mundo.

1. Tarado Ni Vcê

2. Agrada Gregos

3. Ritaleena

4. Domingo Ela Não Vai

5. Vou de Táxi

Como funciona o Carnaval?

A data do carnaval nunca é fixa, pois ela está relacionada diretamente com as festividades católicas da Páscoa.

Para entender, lembre-se que o carnaval termina sempre 40 dias antes do domingo de Ramos – o domingo que antecede a Páscoa. Da Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa são 46 dias, período este que os cristãos chamam de Quaresma.

A Páscoa é uma celebração que acontece entre os dias 22 de março e 25 de abril.

De toda forma, o carnaval não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo.

Histórico do Carnaval de São Paulo

No Brasil, o carnaval tem início no século XV em uma evolução maravilhosa de uma brincadeira em que as pessoas atiravam água e outros líquidos nos outros para o que é hoje.

Em São Paulo, o começo do carnaval vem da população que migrou do campo para a cidade por causa da crise do café.

Foi no ano de 1885 que a primeira intervenção da Prefeitura de São Paulo no carnaval aconteceu, com o primeiro desfile carnavalesco dos cordões que existiam na época.

Na década de 30, os desfiles carnavalescos eram transmitidos pela Rádio Nacional, o que influenciou na criação da Primeira de São Paulo (1935) – a primeira escola de samba da cidade paulista

Durante a década de 60, especificamente em 1965, o carnaval começou a se profissionalizar com a transmissão e comentários em rádios, além de espaço nas instituições de cultura da cidade.

Na década de 90, ocorreu a mudança de endereço dos desfiles de Carnaval, com maior espaço para esta celebração tão querida pelos brasileiros.

Deixe seu Comentário

WebGo Content