Início » Carnaval por cidades » Carnaval São Paulo – Programação dos desfiles das escolas e blocos de rua de 2021

Carnaval São Paulo – Programação dos desfiles das escolas e blocos de rua de 2021

Atualização (Agosto/2020): A prefeitura de São Paulo em parceria com a Liga das Escolas de Samba e os principais blocos de rua da cidade anunciaram o adiamento da festa. O Carnaval 2021 SP ainda não tem data para acontecer, principalmente por causa da pandemia.

Segundo o prefeito da cidade, Bruno Covas, o principal motivo para o adiamento do carnaval em São Paulo é o fator segurança. Ainda não se vislumbra um ambiente seguro para que as pessoas possam sair de suas casas para aglomerações – algo muito comuns em festas de carnaval em São Paulo, o que ainda não é possível devido ao Covid 19 e à pandemia gerada.

Uma data ainda não foi confirmada, mas especulasse que a festa pode acontecer entre final de maio e começo de junho – ou até mesmo no começo de julho – evitando conflitar com outras festas do mesmo período. O prefeito de São Paulo ainda busca alinhar a data com outras grandes cidades para que aja uma harmonia entre os eventos.

A prefeitura de SP ainda estuda uma nova data que será definida de acordo com a vacina do Covid-19. Veja também em outras cidades para se preparar para os blocos de Carnaval que possui interesse, seja nas ruas ou no próprio sambódromo.

Aqui no nosso site você tem notícias quentíssimas sobre o tema “adiar carnaval”, os principais acontecimentos do tema no Brasil e no mundo, sobre o desfile das escolas de samba e dicas para que se preparem para garantir o desfile da melhor forma.


O carnaval de São Paulo é repleto de alegria com suas escolas de samba, blocos de ruas e bailes. O carnaval é uma das maiores festividades do Brasil, com diferentes culturas e tradições. Por causa da grandeza desta festividade, milhares de pessoas de toda parte do mundo, vem prestigiar e participar.

O carnaval 2021 ainda não tem data. Ele foi adiado pela prefeitura de São Paulo por conta dos problemas de saúde pública. Mesmo se tratando de um evento grandioso, o carnaval não é feriado, e sim ponto facultativo. Confira agora como aproveitar melhor o carnaval 2021 São Paulo.

Fique de olho também nas últimas notícias relacionadas ao covid-19, que serão primordiais para o evento aconteça em fevereiro ou em maio, por exemplo, o que é bem possível, principalmente sem vacina.

Aqui você tem notícias se ele é adiado novamente pela pandemia do coronavírus em questão, se está em previsão e se as escolas se colocaram para a disputa.

Programação do Carnaval 2021 – Adiado

CalendárioOs dados abaixo estão carentes de novas informações, por conta do adiamento do carnaval 2021 em São Paulo. Mas o que sabemos é que a edição tem sofrido sim por conta da pandemia do Covid 19, principalmente enquanto não houver vacina disponível na capital.

O carnaval de São Paulo geralmente é cheio de atrações com cantores da região e também grandes artistas nacionais. Mas até o momento não foi divulgado a programação, porém, a medida que as novidades forem surgindo o conteúdo será atualizado.

Muitos shows musicais são esperados no Carnaval na avenida, principalmente porque a cidade tem renome quando o assunto é este feriado nacional. Então, antes de começar a decorar o samba enredo, fique ligado nas últimas notícias.

  • Grupo Especial: à confirmar;
  • Acesso 1 à confirmar;
  • Acesso 2 à confirmar;
  • Apuração à confirmar;
  • Desfile das Campeãs: à confirmar;

Escolas de samba de São Paulo

O carnaval paulistano possui muitas escolas de samba, porém, algumas delas são mais conhecidas e têm mais destaque. Vejamos agora algumas das escolas de samba do carnaval 2021 São Paulo.

Mocidade Alegre

A escola de samba Mocidade Alegre é uma das mais famosas e também uma das que mais conquistaram títulos em sua existência. Só pelo Grupo Especial, que é o mais importante, já foram conquistados 10 títulos.

O primeiro aconteceu no ano de 1969 com o enredo ‘Na corte de Nero’ e o último foi no ano de 2014 com o enredo ‘Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar’.

Suas apresentações ao vivo são sempre uma nova forma de ver o Carnaval, principalmente pela beleza dos carros alegóricos e fantasias.

Mancha Verde

A escola de samba Mancha Verde teve início como um bloco de rua no ano de 1995, por meio da organização da torcida do Palmeiras. Com alguns títulos importantes, seu primeiro título pelo Grupo Especial aconteceu no ano 2019, sob a direção do carnavalesco Jorge Freitas.

Os integrantes dessa escola estão confiantes para conseguir mais um título no carnaval 2021 São Paulo.

Vai-Vai

A escola de samba Vai-Vai em 2019 foi rebaixada para o Grupo de Acesso, mas nem mesmo esse resultado apaga a grandeza dessa escola de samba que é a maior campeã do carnaval de SP.

A Vai-Vai possui 15 títulos e foi dez vezes vice-campeã, sendo uma das maiores entidades do carnaval nacional.

Rosas de Ouro

Criada na década de 70, a Rosa de Ouro é uma das principais escolas de samba do carnaval paulista, e seus membros sentem orgulho em exibir os sete títulos conquistados com muito esforço.

Nenê de Vila Matilde

Uma das escolas de samba mais destacada de São Paulo, a Nenê de Vila Matilde exibe com orgulho os onze títulos o Grupo Especial. O primeiro foi conquistado no ano de 1956 e o último no ano de 2001 com o enredo ‘Voei, voei, na vila aportei, onde me deram a coroa de rei’.

Gaviões da Fiel

Existente desde 1969, a escola de samba Gaviões da Fiel já conquistou diversos títulos. Pelo Grupo Especial foram quatro títulos, sendo o primeiro em 1995 com o enredo ‘Coisa boa é pra sempre’ e o último no ano de 2003 com o enredo ‘As cinco deusas encantadas na corte do rei gavião’.

Blocos de Rua de São Paulo

Em 2020, 575 blocos de rua fizeram 615 desfiles, tocando marchinhas, funk, samba, pagode, sertanejo, axé e muitos outros ritmos próprios do Carnaval. A promessa é que para 2021 a festa ferva o tanto quanto, principalmente pela expectativa do fim do novo coronavírus e o surgimento da vacina contra o mesmo.

O dia mais agitado para os blocos de rua é o sábado de pré-carnaval e a quarta-feira de cinzas, o momento do oi e adeus ao feriado de carnaval. A cidade tem renome e sua edição tem destaque em qualquer lugar do mundo em relação a festividade.

Clique no botão para conferir as datas e temáticas de cada bloco de rua da cidade de São Paulo para programar o seu carnaval!

O que fazer no carnaval SP 2021 para fugir da festa

Muitos aproveitam para viajar no período do carnaval, mas não gostam de brincá-lo. Por isso, a dica para fugir das festas de carnaval são muitas. Agora é a hora de se programar de acordo com o que será realizado depois pela pandemia do novo vírus, principalmente para quem quer evitar pessoas em questão.

Uma boa dica para quem não gosta desse tipo de festividade, é visitar a cidade de São Roque, que fica a 70 km da capital. A cidade é conhecida pelos seus deliciosos vinhos, e ainda conta com vários restaurantes e parques.

Guararema também é outra opção para fugir das festas, e fica apenas a uma hora de distância da capital. Neste local é possível passear de trem e visitar o Recanto do Américo, um parque com muito verde, rio e pontes suspensas.

Não é a todos os públicos que o carnaval de rua agrada, principalmente devido à grande quantidade de pessoas e possíveis burocracias que acontecem na cidade. Dessa forma, ainda será muito procurado outros destinos.

O que comer no carnaval?

Para ter energia no carnaval 2021 de São Paulo, é necessário comer bem. Alguns alimentos são fontes de energia como por exemplo, cereais integrais e batata-doce. Inclua também na alimentação algumas frutas e muita água.

É preciso ficar atento quanto a comida de rua, pois isso pode provocar um mal-estar e acabar com a festa. Devido à bebida consumida em grandes quantidades, principalmente no carnaval de rua, é importante se alimentar bem, se não, desidratação e ressacas serão comuns.

Onde ficar no Carnaval 2021 São Paulo?

A capital paulista tem uma excelente estrutura para receber os foliões em 2021. São diversas opções de hospedagem, entre elas pousadas e hotéis. Isso é, é indicado fazer em casa a reserva antes de ir até o local, do contrário, é possível não existir vaga, principalmente devido ao alto índice de pessoas esperadas.

Para quem vai curtir o sambódromo, uma boa opção é se hospedar em hotéis próximos como o Ibis São Paulo Expo e o La Residence. Geralmente não há vagas disponíveis de última hora, dessa forma, sempre acompanhe as últimas notícias do coronavírus para já se programar.

Para quem deseja explorar os blocos de rua, uma boa dica é se hospedar no Hotel Bali, que fica bem localizado e diárias com valores mais acessíveis.

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente