Datas Carnaval 2021 → Dias dos feriados e Cronograma das Festas 🎊📅

A data nunca é fixa – a festa de Carnaval não é um feriado nacional, muito embora o Brasil faça dia de folga, tanto é que é um dos momentos mais aguardados do ano por muitas pessoas. Para os cariocas, por exemplo, o Carnaval é feriado estadual conforme a Lei.

Obrigatoriamente, a celebração é feita sempre em uma terça-feira.

Dependendo da região, o Carnaval é uma festividade que pode durar até uma semana. Confira informações sobre o Carnaval 2021 e tome conhecimento do que é verdadeiramente esta data.

Principais Festas de Carnaval 2021

O Carnaval do Brasil é famoso em todo o mundo e bem por isso que muitos turistas estrangeiros viajam para cá nessa época para curtir a diversidade de cores e toda a emoção do samba.

Existem carnavais para todos os gostos em vários cantos do país. Em 2021, você pode desbravar estes:

1– Salvador, Bahia

Carnaval Centro Histórico Salvador 2021

A capital baiana se destaca pela presença dos trios elétricos que recebem grandes artistas do país e que realizam circuitos por vários e importantes pontos da cidade.

Se divirta ao som do samba, batucada, axé, timbalada e grupos de percussão. Veja aqui como é o Carnaval de Salvador. 

2– Rio de Janeiro

Carnaval Rio de Janeiro

É claro que o Carnaval carioca precisa ser mencionado. Em 2021, assim como em todos os anos, a cidade inteira do Rio de Janeiro entra no clima.

Como você já bem sabe, a festa não acontece apenas em Copacabana e Sapucaí. Várias e várias ruas são tomadas por blocos, trios elétricos e bandas. E a multidão? São milhares de pessoas de todas as partes do planeta reunidas com um só propósito: se divertir. Temos um conteúdo completo sobre a programação do Carnaval do Rio. 

3– Ouro Preto, Minas Gerais

Carnaval Ouro Preto

Embora seja uma cidade universitária, no período do Carnaval ela se transforma para receber toda a alegria dos visitantes.

O público mais frequente é justamente o universitário, principalmente pelos blocos das repúblicas que são organizados.

Por ser uma cidade muito bonita, a sorte é que além de pular Carnaval em 2021, você ainda pode conhecer os pontos turísticos mineiros.

4– Manaus, Amazonas

Carnaval Amazonas

Manaus é chamada de capital da terra do Boi-Bumbá. E é bem por isso que suas raízes continuam firmes em seu carnaval, incorporando as toadas do boi, chamando a festa de “Carnaboi”.

Com as tradições das culturas indígenas e caboclas da Amazônia, as atrações presentes no sambódromo chamam a atenção dos turistas. Além disso, há a presença de blocos, trios elétricos e de marchinhas.

5– Olinda, Pernambuco

Carnaval Olinda

O Carnaval em Olinda é à base do frevo e maracatu. São diversas marchinhas e blocos de carnaval.

Porém, o que mais atrai os olhares e visitantes para a festividade são os bonecos gigantes que ficam desfilando pelas ruas da cidade com fantasias enormes e divertidas. Confira aqui algumas ideias de fantasias para você fazer bonito na festa!

Origem do Carnaval

A palavra “carnaval” é uma derivação do Latim carne levare, que significa “adeus à carne”. Na Idade Média, essa expressão representava um período de festas populares que antecedem a Quaresma, caracterizada por ser uma época de jejum prolongado.

A Quaresma, assim como se sabe hoje, é o período que compreende os quarenta dias antes da Páscoa.

Para a Igreja Católica, o Carnaval foi adotado a partir de 590 d.C., sendo celebrado no dia antes da Quarta-Feira de Cinzas, cuja data marca a Quaresma.

Entrudos tradição de Carnaval

Já no Brasil, o Carnaval surgiu somente em meados do século XVII. Influenciados pelos europeus, principalmente pelos portugueses, o país entrava em uma brincadeira em que as pessoas atiravam elementos umas contras as outras, como farinha, água e ovos.

Os africanos escravizados que viviam no Brasil se divertiam nesse período ao som de ritmos que foram trazidos da África e que acabaram se misturando aos sons portugueses.

O resultado? A origem da marchinha do carnaval e do samba, além de outros ritmos musicais.

Não somente o Carnaval 2021,como os de todos os anos, tem sua importância cultural por relembrar desse período – o início da celebração em solo brasileiro –, assim como é um período que movimenta boa parte da economia em certos setores, como o de turismo e negócios.

Comente conosco se você já esteve presente no Carnaval de alguns dos destinos citados e diga o quanto já está ansioso para que esse “feriado” chegue novamente!

Rafaela Trevisan Cortes

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content