Início » Programação » Programação Carnaval 2021 – Informações Atualizadas

Programação Carnaval 2021 – Informações Atualizadas

A programação Carnaval 2021 é divulgada em meados no ano anterior, ou seja, 2020. O objetivo é planejar um evento bonito e bem estruturado em diversos estados do País, afinal, essa é a maior festa brasileira e que atrai turistas do mundo inteiro.

Em 2021, o Carnaval ainda está carente de confirmação de data por decorrência da COVID-19. Manteremos esse conteúdo atualizado na medida que as prefeituras confirmarem as mudanças.

Veja as informações atualizadas sobre:

Programação Carnaval 2021

O carnaval no Brasil é bastante diversificado, tem blocos de rua, trios elétricos, desfiles de escolas de samba, bailes a fantasia, entre outros. Isso acontece porque os estados envolvidos criam suas próprias estratégias para a diversão.

Acredite, todos eles levam milhares de pessoas reunidos em um único objetivo, “se divertir”.

Veja o que vai rolar nas principais cidades do País:

Carnaval no Rio de Janeiro

É uma das festas mais famosas do Brasil, pois de destaca no quesito “desfile de escolas de samba”. O sambódromo fica lotado, especialmente de turistas que se surpreendem com toda a produção do evento.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, não há datas definidas para o desfile do grupo especial do Rio até o momento.

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu de maneira unânime, por enquanto, adiar os desfiles, ou seja, eles não ocorrerão no mês tradicional (fevereiro).

Uma nova data só será avaliada quando uma vacina contra o coronavírus estiver disponível e já estiver sendo aplicada na população.

Enquanto isso não acontece, conheça as escolas do Rio de Janeiro e entenda como funciona a ordem das mesmas, que é decidida através de um sorteio.

As principais escolas de samba do Rio de Janeiro são. Mangueira, Mocidade Independente, Salgueiro, Viradouro, Império Serrano, Imperatriz Leopoldinense, Beija Flor, Grande Rio, Unidos da Tijuca, São Clemente, União da Ilha e Portela.

Além das escolas de samba, o Rio de Janeiro também tem uma programação carnaval 2021 para os “Blocos de Rua”. Eles estão espalhados em diversos bairros da cidade, os principais são: Chame Gente, Unidos do Rego Barros, Xodó da Piedade, Turma da Paz de Madureira, Só Caminha, Batuquebato, Demorô, O Fervo, Põe na Quentinha e outros.

Carnaval em São Paulo

🔴 Atualização (Novembro/2020): A prefeitura de São Paulo em parceria com a Liga das Escolas de Samba e os principais blocos de rua da cidade anunciaram o adiamento da festa.

Data Confirmada - Carnaval 2021 SP
Segundo o colunista do Jornal Metrópoles, Léo Dias, a prefeitura de São Paulo, em parceria com a prefeitura de Salvador, definiram a data para as festividades. O Carnaval 2021 será realizado entre os dias 8 e 11 de julho. (veja mais)

São Paulo também está no páreo de um bom carnaval, inclusive, está atraindo muitos foliões do Brasil inteiro.

Com o coronavírus, tanto o carnaval de rua quanto os desfiles das escolas de samba 2021 foram adiados e não possuem data definida, de acordo com a Prefeitura de São Paulo.

A Liga das Escolas de Samba de São Paulo propõe que a festa possa ser realizada a partir do final de maio ou no começo de julho de 2021.

As principais escolas de samba de SP são: Mancha Verde, Império da Casa Verde, Gaviões da Fiel, Tom Maior, Acadêmicos do Tatuapé, Acadêmicos do Tucuruvi, X9 Paulistana, Vai Vai, Dragões da Real, Águia de Ouro, Mocidade Alegre, Unidos da Vila Maria e Colorado do Brás.

Nos últimos anos, São Paulo tem se destacado com os blocos de rua tocando marchinhas e outros ritmos carnavalescos. A cidade tem investido na presença deles, inclusive criou um site com toda programação do carnaval.

São mais de 2 mil blocos, alguns deles são: Abacabloco, Abolição, A bruxa tá solta, Amigos da Praça, Água Ardente, Baguncinha, Dark Somos Nozes, Na Labuta, Se Joga e outros.

  • VEJA TAMBÉM: Todos os Detalhes sobre os Blocos de Carnaval 2021 em São Paulo

Carnaval da Bahia

O carnaval de rua e com trios elétricos são especialidades da Bahia. Pelas ruas, não tocam “samba” e nem “marchinhas”, mas sim, o “axé”: o ritmo eletrizante que leva milhares de pessoas pulando atrás dos trios elétricos.

A festa popular atrai muito turismo para a região, a folia fica espalhada pelo estado, mas em Salvador, o berço da festa envolve 7 bairros onde acontecem os bailes, apresentações musicais, desfiles de blocos, camarotes e som alternativo como música eletrônica e até Rock.

O circuito com os principais desfiles acontece na Barra Ondina –  Dodô, Campo Grande – Osmar.

A programação de carnaval 2021 de Salvador ainda inclui os blocos privados, camarotes e a programação gratuita do bloco pipoca.

A programação é dividida entre os circuitos, entre os principais estão: Barra Ondina –  Dodô, Campo Grande – Osmar, Carnaval dos Bairros, Carnaval do Pelourinho, Fuzuê, Beco das Cores e outros.

Por conta da COVID-19, o governador baiano, Rui Costa vê que caso a pandemia não seja totalmente controlada e sem uma perspectiva real de vacinação em massa, o carnaval poderá ser adiado.

O governo ainda não colocou em pauta a prorrogação ou não do carnaval da Bahia 2021, pois ainda se está analisando como as coisas se encaminharão até, pelo menos, o final do ano de 2020.

Para o prefeito de Salvador, ACM Neto, no entanto, já estabelecer o adiamento do Carnaval 2021 é uma ação importante.

Carnaval de Recife e Olinda

Esse é o carnaval famoso pelos bonecos enormes de Olinda, além disso, existe uma programação completa de blocos de rua que fazem a alegria dos foliões.

Os atrativos mais buscados são: Galo da Madrugada (desfile do sábado de manhã), Folia das Ladeiras de Olinda e Polo Marco Zero onde acontece as festas noturnas de carnaval.

O Carnaval de Recife e Olinda é o autêntico carnaval das marchinhas.

As duas prefeituras fizeram um acordo em conjunto, com a participação do Governo do Estado, de que qualquer decisão sobre o Carnaval 2021 será tomada apenas no final de novembro de 2020, após as eleições municipais.

  • VEJA TAMBÉM: Todos os Detalhes sobre os Blocos de Carnaval 2021 no Recife

No restante do Brasil, outras cidades comemoram a alegria da folia, mas em menor escala, são elas: Belo Horizonte (MG), Ouro Preto – MG, São Luis do Paraitinga (SP), Manaus (AM), Diamantina (MG), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE).

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente